sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pensamentos de uma tarde fria

Ok, subestimei O Senhor dos Anéis. Baseado nas lembranças que eu tinha da obra quando a li --há uns oito anos, mais ou menos-- sentia um profundo ódio de Tolkien por fazer um livro tão denso. Na época, precisei de muito esforço chegar até o fim da saga. Pois bem, decidir encarar a saga do Anel de novo e tentar descobrir porque tantos a idolatram.

E descobri.

Esta experiência me trouxe uma conclusão: assim como a aventura de Frodo, ler é um caminho paralelo ao amadurecimento. Assim como raros leitores começaram lendo
Os Sertões, poucos se contentaram apenas com Crepúsculo. Mas cada um há seu tempo.

Por isso, recomendo nunca desistir frente a um livro denso. Deixe-o descansando, até se sentir pronto para pegá-lo de novo. Antes confirmar que uma obra é ruim do que perder uma excelente história.

3 comentários:

  1. eu li a saga toda do Crepúsculo.. rsrsrsrsrs.. e é bom..

    ResponderExcluir
  2. eu consegui ler SdA
    muito foda
    é treta de ler mas muito bom
    já crepusculo é um livro pra adolescente
    mais facil de se ler
    (eu li e gostei)
    Senhor dos aneis é mais pra fã
    de contos misticos
    com elfos,anões e magos
    mas recomendo a todos
    é um otimo livro

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro que eu sempre tive vontade de ler (bom, desde que vi os filmes e descobri que SdA existia, claro), mas sempre tive medo de começar e não terminar, exatamente pela densidade da obra.

    Esse negocio de amadurecimento é foda. Comecei com Harry Potter (como metade dos jovens de hoje), quando tinha uns 8 ou 9 anos. Com essa idade, até me impressionei a rapidez com que consegui ler os dois primeiros livros. Quando a saga terminou eu tinha 14, já tinha mais maturidade e no fim das contas, hoje releio os 3 últimos livros numa boa, mas não consigo ler 5 páginas dos dois primeiros.

    Como vejo muitos filmes, quando são adaptações, procuro as obras originais, caso tenha gostado do filme. Bom... por isso não cheguei a ler "Crepusculo" até agora.

    Senhor dos Anéis está esperando na minha fila de livros, é um dos que mais quero ler, mas fica aquele receio de não gostar e nunca terminar, como aconteceu com você (tirando que vc agora voltou a ler né,hehe).

    Enquanto não leio os livros e não fico revoltado com os filmes (hehe, brincadeira, não costumo ligar muito para diferenças entre livros e filmes, se não forem muito absurdas), continuo revendo as obras-primas que o Peter Jackson fez...

    ótimo post!
    Abraço!

    ResponderExcluir